Imóveis têm preços reduzidos em 2012.
Após um breve período de inchaço dos preços no mercado imobiliário, por diversos motivos, entre eles a falta de mão de obra especializada, aumento do preços dos insumos e euforia do mercado com o crescimento rápido, muito provocado pela consolidação da economia brasileira, finalmente os preços voltaram a se estabilizarem e também caírem em 2012.
Novamente, assim como na subida, há vários motivos para a queda dos valores. Dentre eles se destaca o fato de que houve um ‘inchamento’ do mercado imobiliário, a partir da rápida expansão do número de ofertas de empreendimentos. Com mais ofertas no mercado, o consumidor pode escolher melhor e optar pelo empreendimento que se adapte às suas exigências.
Com o consumidor pensando duas vezes antes de adquirir um imóvel, a tendência, ao menos em 2012, é que os preços acompanhem o ritmo da inflação e parem de subir a cima dela. Os preços que já estão estabilizados, inclusive, podem sobre quedas de ofertas, em alguns casos.
Por outro lado, com crédito de financiamentos fartos e a juros baixos, oferecidos por muitos bancos, é possível adquirir um imóvel já com essas características de preços que se visualizam para 2012. Por sinal, aproveitar a queda dos preços e adquirir um imóvel pode ser um excelente negócio, pois com a proximidade de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a especulação e os problemas de mão de obra e insumos podem surgir novamente, fazendo com que os preços voltem a se elevar mais do que a inflação.
Dessa forma, quem quiser adquirir um imóvel deve correr, mas sempre com um bom planejamento financeiro em mãos. Tomar todos os cuidados financeiros e escolher o imóvel certo para seu perfil nunca é demais. Se você planeja investir, o recomendado é escolher o imóvel com cuidado, sempre visualizando as possibilidades de negócios no futuro.